X-9 Paulistana inaugura nova quadra e lança enredo 2013
Em noite festiva no último sábado, a Escola de Samba X-9 Paulistana realizou evento com múltiplas finalidades: inaugurou sua nova Quadra de Ensaios, apresentou o Enredo 2013 e a equipe carnavalesca que conduzirá os trabalhos rumo ao próximo Reinado de Momo Paulistano.
Despejada da Parada Inglesa
O presidente Manuel Gaspar salientou que “infelizmente com a postura do Ministério Público em tirar a X-9 Paulistana do local da antiga quadra, na Av. Luiz Dumont Vilares, no bairro da Parada Inglesa, zona norte de São Paulo, onde estávamos bem localizados e instalados e vivemos momentos felizes na conquista de títulos, realização de ensaios, eventos grandiosos e atendimento social e cultural para nossa comunidade e pessoas carentes da zona norte, tivemos que procurar um outro local para darmos sequência à história de nossa Escola de Samba”. Disse ainda Gaspar que a informação que passaram para sua entidade é que no local da antiga quadra será construída uma praça pública. “Ficaremos fiscalizando e cobrando das autoridades”, disse Gaspar ao blog.
Novo espaço
“Estamos inaugurando a nova quadra em espaço particular locado com recursos próprios na Rua Ité, 77, zona norte, com 800 metros quadrados nas proximidades da Ponte da Vila Guilherme e Marginal Tietê, sentido bairro-cidade que ainda está em fase de reforma, portanto faltando muita coisa para ser concretizada, onde esperamos poder superar as dificuldades e partir para a realização de grandes eventos, ensaios, ações culturais, sociais e conquistas carnavalescas em São Paulo, enquanto não conseguimos novo espaço público para a instalação da escola”, finalizou o presidente da entidade.
Enredo 2013
A X-9 Paulistana aproveitou o momento para também apresentar sua nova equipe de carnaval para 2013, bem como lançar o enredo para o próximo ano. O carnavalesco Flávio Campelo, que por dois anos consecutivos assinou parceria nos temas da escola, será o responsável único pelo enredo “Se Para Ter Diversidade Basta Viver com Alegria, Sorria Pois São Paulo Hoje é só Harmonia”.
Campelo nos disse que o tema falará da alma do povo paulistano que é a mistura de todos os povos. São Paulo o berço do mundo, e este berço sendo o coração do País, uma nação chamada Brasil. “É um enredo onde se fala da gente, do povo e da humanidade com essência, onde tudo que se fala desta humanidade é com harmonia, paz, amor, felicidade, alegria, fraternidade, enfim é a X-9 abraçando o mundo”, enfatizou Campelo.
Por ser um tema bastante abstrato, o carnavalesco disse que esta buscando várias inspirações e elementos para transformar o abstrato como algo concreto. “O que está na alma da gente, uma inspiração da gente muito fascinante, porque está mexendo com algo sobrenatural, algo que não existe de forma concretizada, mas que na verdade todos nós sabemos o que é. Então em nosso desfile todo mundo se deparará com elementos que se associarão com todas estas questões que me referi”, completou Flávio Campelo.
Comissão de frente
Yascara Manzine, coreógrafa da comissão de frente da X-9 Paulistana se referiu ao Blog do Candinho a respeito de seu trabalho com a apresentação do enredo. Disse Yascara: “A gente, a partir de agora, já começa a pensar várias coisas, mil ideias para afunilar as questões e se chegar a um bom resultado prático daquilo que se levará para a avenida no carnaval. Espero ter uma boa equipe para a comissão de frente e buscar inspiração para executar meu trabalho em busca de garantir um grande espetáculo para a X-9 Paulistana no carnaval 2013”.
Uma comitiva de carnaval da escola de samba Unidos de Vila Maria viajou para a Coreia do Sul, país enredo para o carnaval de 2013 da agremiação da zona norte. O grupo, liderado pelo carnavalesco Chico Spinosa e pelo diretor social Ricardo Okabe, após participar em São Paulo no meio da semana de uma entrevista exclusiva para a imprensa coreana, recebeu das mãos de representantes da associação brasileira dos coreanos as passagens e passaportes que possibilitaram embarcar em avião que decolou do Aeroporto Internacional de Cumbica.
Com a missão aprender e desvendar todos mistérios e belezas da cultura coreana, a comitiva também terá a incumbência de fomentar o turismo do carnaval paulistano no país oriental. “Será um verdadeiro intercâmbio sensorial. Com isso, levaremos para a avenida não só o que nossos olhos puderam ver, mas principalmente o que nossas almas puderam sentir”, ressaltou o carnavalesco Chico Spinosa.
A viagem durará cerca de 15 dias e diariamente o carnavalesco enviará textos e imagens do país, produzindo assim seu “diário de bordo made in Korea” disponível no Facebook oficial da agremiação (https://www.facebook.com/pages/Unidos-De-Vila-Maria/197353970326403).
Cinquentenário da imigração coreana
Com 5 mil anos, a Coreia do Sul é um país que mistura tradição e modernidade. É o país da siderurgia, do automobilismo, da tradição, da tecnologia, do sagrado, da internet e é uma das maiores economias do mundo.
Em 2013, a imigração coreana completa 50 anos no Brasil e a verde, azul e branco da zona norte paulistana mostrará como a gigantesca e forte colônia produziu e produz uma mistura cultural que cresce a cada dia em nosso país.
A gastronomia que apimenta nosso paladar, o esporte que brilha e nos fascina e a moda são temas que estarão presentes no desfile 2013 da Vila Maria no Sambódromo do Anhembi sobre a Coreia do Sul.
Camisa Verde e Branco lança o enredo ‘Era Uma Vez Outra Vez’
A Camisa Verde e Branco lançou no último final de semana oficialmente o enredo “2013 – Voltar a ser Criança. Era Uma Vez Outra Vez”. A programação contou com a presença da Bateria, Velha Guarda e Ala Musical da escola da Barra Funda. Também a Vai-Vai, Nenê de Vila Matilde e a Salgueiro carioca estiveram presentes no evento.
Para Ribamar Barros, presidente da entidade, o tema se refere ao fato de se voltar a todas as coisas antigas que a gente sonhava. “Passou o tempo e voltamos a ser criança e a Camisa no próximo Carnaval levará para o Anhembi em forma de realidade, Carrossel, Parque Infantil, Pião, Pipa, Visconde de Sabugosa, Emília, Narizinho (personagens do escritor Monteiro Lobato) e muitas outras surpresas serão apresentadas no andamento do desfile”. “A comunidade e o público irá perceber a criatividade e os personagens antigos que irão matar saudades e dar água na boca em todo mundo”, disse Ribamar.
Para a Velha Guarda da escola será muito complicado em materializar os personagens, mas temos uma boa afinidade com todos e tenho certeza que virão todos vestidos a caráter em cima do enredo. A sinopse já foi entregue aos compositores, a audição do samba será neste sábado, 14 de julho. E no dia 21 de julho, começará a apresentação dos sambas e a partir daí todos os sábados até a final acontecerão as eliminatórias do samba 2013 na quadra da Camisa Verde na Rua James Holland, 663 – Barra Funda na região Central de São Paulo.
SALGUEIRO CARIOCA
Carlos Cesar Bonfim, diretor de Harmonia da Escola de Samba Acadêmicos do Salgueiro, nos disse ter sido bom estar na festa do enredo da Camisa, porque se vê uma quebra de barreiras e o bairrismo que existia há muito tempo no Carnaval entre as principais cidades brasileiras. Agora as escolas estão fazendo o intercâmbio Rio-São Paulo, dias atrás recebemos em nossa quadra no Rio de Janeiro a Mocidade Alegre – Campeã Paulistana e todos os finais de semanas estamos recebendo escolas de São Paulo. Todas as vezes que nos convidam nos sentimos agraciados por estar em São Paulo comentou Cesar.
Na noitada de samba em São Paulo na quadra da Camisa Verde e Branco, a Salgueiro apresentou: Grupo de Baianas, ritmistas, passistas, intérpretes e a parte musical que são os cavacos num número de trinta componentes.
Para 2013, comentou o dirigente carioca que a Salgueiro tem um enredo em vista com o título de Fama, a direção será do Carnavalesco Renato Lage, que é o diretor de Carnaval da Vermelho e Branco do Rio de Janeiro. Com relação ao Samba, a Salgueiro na primeira semana de agosto iniciará a escolha do Samba Enredo 2013 e a 29 de julho será feita a gravação dos sambas concorrentes. A final está prevista para 11 de outubro.
O endereço da Salgueiro é Rua Silva Telles, 104 no bairro do Andaraí – próximo ao Sesc Tijuca na Rua Barão de Mesquita. Todos segundos domingos do mês acontecem as Feijoadas com pagode com valor simbólico na compra de uma Camiseta da Salgueiro. Os ensaios da Salgueiro acontecem todos os sábados. Mais informações pelo site www.salgueiro.com.br
VELHA GUARDA DA CAMISA VERDE E BRANCO
Entrevistamos o sambista Aloisio Coelho da Silva, diretor de Eventos da Velha Guarda da Camisa Verde e Branco, que nos disse sobre o calendário de atividades que está sendo preparado rumo ao Carnaval do próximo ano. Feijoada da escola no próximo dia 20 de setembro, o aniversário da Velha Guarda no dia 24 de janeiro de 2013, que será comemorado com o Baile da Velha guarda. Segundo Aloisio, 63 componentes compõe a Velha Guarda da Camisa Verde – e para fazer parte dela tem que ter 25 anos de bons serviços prestados a Camisa Verde e Branco.
O sambista que pretende entrar para a Velha Guarda deve mandar um currículo para a entidade com informações sobre os benefícios prestados, em quais as alas que saiu na Camisa e outros referenciais que o qualifiquem para poder fazer parte da Velha Guarda. As análises são feitas por um colegiado formado por veteranos sambistas que tem várias visões e interpretações quanto a aprovação do candidato a fazer parte da agremiação .
A Velha Guarda Musical é formada por sambistas que tocaram na Bateria da escola. Nelson Primo é o coordenador da Ala Musical da Camisa Verde e Branco e, segundo Aloisio, é o mais antigo componente da Velha Guarda do samba de São Paulo em ação hoje. A Ala Musical da Camisa ainda conta com outros grandes veteranos sambistas como: o Paulinho, Dadinho, Venancio, Cabeça de Navio, Santa Maria, Mário.
Hoje a Velha Guarda não é uma ala. Ela é uma entidade dentro da Camisa, então ela está automaticamente inserida dentro do enredo da escola. É um elemento participativo, tudo que a escola solicita ela está à disposição, agora é claro que se entender que algo não está legal, levamos ao conhecimento do presidente Ribamar Barros que houve e acata as decisões de acordo com os interesses da Camisa Verde e Branco, finalizou o diretor de Eventos da Velha Guarda da escola da Barra Funda.
Dragões da Real virá forte para disputar o título 2013
Após se posicionar bem em seu primeiro desfile no grupo especial paulistano, a escola de samba Dragões da Real, disse Renato Remondini, o Tomate, presidente da entidade, virá mais forte ainda para 2013 no sentido de incendiar o Anhembi. “Nosso objetivo é ganhar o carnaval, uma vez que conseguimos no último reinado de momo superar uma etapa evitando as últimas colocações, que é o normal quando uma escola sobe do grupo de acesso para o especial. E nós conseguimos um honroso sétimo lugar, praticamente empatados com a quinta colocada, isto sem serem lidas todas as notas em virtude do incidente ocorrido na apuração. Acho que o resultado que foi o melhor resultado nestes últimos 15 anos de uma escola que sobe do grupo de acesso para o grupo especial e isso deu muito mais força para a Dragões, uma escola jovem, formada por jovens e o jovem tem esta força, esta vontade de vencer, tenho certeza que a gente vai surpreender novamente em 2013”, argumentou Tomate, em entrevista ao blog.
“Dragão guardião real mostra seu poder e soberania na corte do carnaval”
Este será o tema da Dragões que terá em 2013 o carnavalesco André Cesari, um dos integrantes da comissão de carnaval da Beija-Flor de Nilópolis, que pela primeira vez fará um trabalho no reinado de momo de São Paulo. Segundo o presidente da escola tricolor, Cesari já está produzindo os pilotos das fantasias que irão para o Sambódromo do Anhembi em 2013. A partir do dia 15 de julho, já serão reproduzidas as fantasias que ficarão à disposição dos componentes da escola.
Samba enredo
A escola recebeu 14 sambas para participar da disputa que apontará aquele que irá para o Sambódromo do Anhembi no próximo ano, fez uma triagem neste número, sendo que 9 sambas foram apresentados no último sábado onde três foram eliminados com a intenção de serem definidos apenas aqueles sambas que terão condições de em sendo um deles escolhido de realmente representar bem a escola em 2013. Os sambas que foram selecionados serão apresentados aos sábados até o dia 18 de agosto quando será realizada a final do samba enredo da Dragões da Real. “Não posso precisar se iremos ter dois ou três sambas competindo na final”, disse Tomate, que finalizou dizendo que no dia 25 de agosto será a festa de apresentação das fantasias da escola. Depois deste evento começarão os ensaios gerais na quadra de ensaios da Dragões da Real, na Av. Embaixador Macedo Soares (Marginal do Tietê), na altura da Vila Anastácio, zona oeste da cidade.
Mancha Verde anuncia o samba enredo para 2013
A temporada de escolha dos sambas enredos que serão cantados no próximo carnaval pelas escolas de samba dos grupos especial e de acesso da Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo teve inicio com a Mancha Verde sendo a primeira entidade a apresentar oficialmente a música que será cantada por seus componentes no Sambódromo do Anhembi.
A indicação do samba da escola palmeirense foi feita no programa “No Mundo do Samba”, da JustTV, apresentado por Raul Machado. O samba vencedor foi composto por Turko, Maradona, Didi, Ferracini, Fabiano Sorriso, Jorginho, Paulinho Miranda e Tucuruvi Mancha. A Mancha Verde levará para o sambódromo o enredo “Mario Lago – O Homem do Século XX”.
Mocidade Alegre
Para Solange Cruz, presidente da Mocidade Alegre, campeã do carnaval paulistano 2012, sua escola começou o trabalho com relação à escolha do samba enredo 2013, uma vez que para ela não existe vitória sem luta e sem treino. Na disputa existem 12 sambas concorrendo.
“Eliminamos alguns sambas na fita, mais de 20 sambas foram inscritos”, disse Solange ao blog. Todos os domingos até o segundo semestre de setembro acontecerão as eliminatórias do samba na Morada do Samba, na Av. Casa Verde, 3.498, no bairro do Limão, zona norte.
Depois, acontecerá uma grande festa final que apontará o samba a ser cantado pelos componentes da Mocidade Alegre, que até o carnaval 2013 permanecerá no bairro do Limão. Segundo Solange Cruz, a Prefeitura já liberou um terreno municipal nas proximidades da Ponte da Freguesia do Ó, onde será construída futuramente a nova quadra de ensaios da escola. Com relação ao horário de desfile da Mocidade Alegre, Solange disse que somente se pronunciará a respeito na quinta-feira (dia 19), quando acontecerá a partir das 19 horas, no Hotel Holliday Inn Anhembi, o sorteio da ordem dos desfiles das escolas de samba do grupo especial e de acesso da Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo para o reinado de momo do próximo ano.
O enredo da Mocidade 2013 é “A Sedução Me Fez Provar. Me entregar à Tentação da Versão Original. Qual Será o Final?”
Unidos do Peruche
A Unidos do Peruche, que desfilará no grupo de acesso da Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo, deu largada à disputa, onde seis sambas que foram selecionados por uma bancada formada por dirigentes e sambistas da escola possam ser julgados e ao final um deles seja apontado como o hino oficial da escola em 2013.
Segundo Ednaldo Santos, diretor de carnaval, houve a entrega de vários sambas, onde muitos compositores compareceram, e após isto chegou-se ao número de apenas seis concorrentes que, na opinião da comissão de carnaval da escola, têm muita qualidade e todos estão em condições de representar bem a entidade no carnaval 2013.
Todos os compositores entregaram um CD gravado para a comissão de carnaval formada pelo presidente Telles, o diretor de harmonia Luiz, o Fabinho e a ala de compositores da Peruche. Dentro do regulamento previa-se este procedimento e após isto foram ouvidos os sambas e depois liberados para as eliminatórias que todos os domingos acontecerão até o dia 18 de agosto.
A finalíssima que apontará o samba vencedor que representará a Peruche no Desfile 2013 será num sábado a partir das 21 horas, em data a ser anunciada futuramente. A cada domingo será eliminado um samba e na final três sambas concorrerão. Após a escolha do samba acontecerão os ensaios da escola todos os domingos a partir das 18 horas, na Av. Ordem e Progresso, 1.061, próximo à Ponte do Limão, zona norte de São Paulo. A Peruche terá como tema “Os Tambores Anunciam: O Povo da Floresta Está em Festa. A Tribo da Peruche Vai Passar”.
Acadêmicos do Tatuapé abre desfiles do carnaval 2013
A Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo realizou, na noite de quinta-feira, dia 19, o sorteio da ordem dos desfiles do carnaval do ano que vem. Os desfiles do Grupo Especial estão marcados para os dias 8 e 9 de fevereiro de 2013. O Grupo de Acesso entrará na avenida no dia 10.
A Acadêmicos do Tatuapé, vice-campeã do Grupo de Acesso em 2012, abrirá o desfile de sexta-feira. A Águia de Ouro, 12ª colocada no Grupo Especial, vai fechar as apresentações de sexta-feira. Campeã do Grupo de Acesso, a Nenê de Vila Matilde abrirá o desfile do sábado.
Já a Mocidade Alegre, atual campeã do Grupo Especial, pôde escolher horário de seu desfile, e optou por entrar no Sambódromo do Anhembi à 0h30 de sábado.
Antes do início do sorteio, o presidente da Liga, Paulo Sergio Ferreira, o Serginho, pediu desculpas a todos pelos incidentes ocorridos na apuração das notas dos desfiles 2012. Na ocasião, após reclamar da aplicação de algumas notas, integrantes de escolas de samba invadiram a área onde a apuração era feita.
Serginho comunicou que publicará no site da entidade as penalidades aplicadas às agremiações envolvidas na confusão. Segundo ele, as penas não foram anunciadas ainda para não prejudicar as negociações feitas pelas escolas de samba com patrocinadores interessados em investir no carnaval paulistano.
A ordem de apresentação ficou assim definida:
GRUPO ESPECIAL
Sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013
23h15 – Acadêmicos do Tatuapé
0h25 – Rosas de Ouro
1h35 – Mancha Verde
2h45 – Vai-Vai
3h44 – X-9 Paulistana
4h55 – Dragões da Real
6h05 – Águia de Ouro
Sábado, 9 de fevereiro de 2013
22h30 – Nenê de Vila Matilde
23h20 - Gaviões da Fiel
0h30 – Mocidade Alegre
1h40 – Tom Maior
2h50 – Vila Maria
4h – Tucuruvi
5h10 – Império de Casa Verde
GRUPO DE ACESSO
Domingo, 10 de fevereiro de 2013
21h – Unidos de Santa Bárbara
22h05 - Unidos do Peruche
23h10 – Camisa Verde e Branco
0h15 – Imperador do Ipiranga
1h20 – Leandro de Itaquera
2h25 – Pérola Negra
3h30 – Estrela do Terceiro Milênio
4h35 – Morro da Casa Verde
SPTuris discute contrato com as entidades do carnaval
O presidente da São Paulo Turismo (SPTuris), Marcelo Rehder, disse ao blog que, para as escolas de samba, o carnaval já começou há algum tempo. Tem umas agremiações trabalhando no enredo, outras nas eliminatórias do samba, tudo isso como parte do planejamento do ano inteiro elaborado pelas entidades, uma vez que quando termina o carnaval, normalmente já se começa o andamento do próximo.
Por outro lado, comentou Rehder, que para a SPTuris a parte de eventos ligados ao carnaval 2013 começou com o sorteio da ordem dos desfiles das escolas de samba da Liga SP, ocorrido na semana passada, em grande festa realizada no Hotel Holliday Inn, localizado no complexo do Anhembi.
Verba do carnaval 2013
Com relação ao repasse de verba para o próximo reinado de momo, disse o presidente da SPTuris estar em conjunto com as secretarias de Planejamento e de Finanças da Prefeitura no momento, na fase de fechamento do contrato com as escolas de samba, esperando terminar esse estágio em aproximadamente um mês e a partir daí começar os repasses de verba ainda este ano, tanto para as escolas da Liga como da União das Escolas de Samba Paulistanas (UESP), que abriga as entidades menores do carnaval paulistano.
O mesmo procedimento, disse Marcelo Redher, será feito para com as entidades Associação das
Bandas Carnavalescas de São Paulo (ABASP) e Associação das Bandas e Blocos Carnavalescos e Cordões Carnavalescos do Município de São Paulo (ABBC), responsáveis pelos desfiles pré-carnavalescos das entidades do carnaval livre da cidade de São Paulo.
Fábrica do Samba vai ficar para o ano que vem
A Fábrica do Samba, que está sendo construída na Marginal do Tietê, nas proximidades da Ponte Casa Verde, vai ficar para o ano que vem. Uma das promessas do prefeito Gilberto Kassab (PSD), as obras devem ficar para a próxima gestão concluir.
Segundo o presidente da São Paulo Turismo (SPTuris), Marcelo Rehder, o local já está a todo vapor. “As obras estão andando bem, mas infelizmente não vai dar tempo para a Fábrica do Samba ficar pronta para este ano”, afirmou. “Mas no início do ano que vem, esperamos poder fazer boa parte do carnaval por lá e, no segundo semestre de 2013, o local será inaugurado em definitivo.”
Liga pune seis escolas de samba
COM REPORTAGEM DE TIAGO DANTAS
A Liga Independente das Escolas de Samba anunciou ontem (dia 25) punições a seis agremiações que participaram de um tumulto durante a apuração do carnaval deste ano, que terminou com as notas sendo rasgadas. As penas envolvem o pagamento de multas que variam de 10 a 70 salários mínimos, além de sanções administrativas. Todas as escolas deverão publicar pedidos de desculpas em jornais.
A maior punição foi dada à Império de Casa Verde, que deverá pagar uma taxa de R$ 43.540 (70 salários mínimos). A escola também perdeu, por seis meses, direito de participar de decisões administrativas da Liga. “Vamos acatar essa punição”, disse o presidente da Império, Alexandre Furtado. “Como o Tiago (Faria, indiciado por rasgar parte das notas da apuração) estava sentado na nossa mesa, tivemos nossa parcela de responsabilidade.”
Segundo Furtado, Faria era um integrante novo na escola. Mesmo assim, em 21 de fevereiro, conseguiu uma pulseira que lhe permitiu acesso à área onde os diretores das agremiações acompanhavam a apuração, no Sambódromo do Anhembi. Quando as notas do último quesito eram lidas, houve uma confusão entre os dirigentes. Faria subiu no palco e rasgou algumas notas.
Outros carnavalescos invadiram o local onde as notas eram lidas. O diretor de carnaval da Camisa Verde e Branco, Alexandre Salomão, o Teta, chegou a jogar envelopes vazios para cima. “Hoje, com a cabeça fria, não faria uma coisa dessas. A gente tem mais é que aceitar a punição dada pela Liga”, afirma. A Camisa pagará R$ 12.440 de multa e ficará quatro meses sem votar em decisões da Liga.
“Prometi para mim mesmo que não vou mais acompanhar apuração. Passo muito nervoso. Vou tomar um remedinho e ficar dormindo em casa”, disse Teta que, em 2011, havia passado mal durante a contagem das notas.
A Gaviões da Fiel também recebeu uma punição severa. Terá que pagar uma taxa de R$ 24.880 à Liga pelo tumulto e mais uma indenização de R$ 12.440 à Pérola Negra, que teve um dos seus carros alegóricos incendiado por integrantes da Gaviões. A Liga julgou que Pérola, Rosas de Ouro e Vai-Vai tiveram uma participação menor na confusão e aplicou penas menores a elas. Cada uma foi multada em R$ 6.220 e recebeu uma advertência por escrito.
Rosas de Ouro e Vai-Vai começam a escolher o samba
A Rosas de Ouro e a Vai-Vai darão início nos próximos dias às eliminatórias do concurso que apontará o samba enredo que cada uma das entidades defenderá no carnaval do próximo ano.
Alguns compositores de ambas as escolas não estão satisfeitos com o pagamento de taxas de inscrições para participar das eliminatórias e o número de inscrições na Rosas de Ouro foi menor com relação aos anos anteriores. Na Vai-Vai também poderá ocorrer a mesma situação.
Para falar com relação a este fator ouvimos Angelina Basilio, presidente da azul-e-rosa e Fernando Penteado Diretor Geral de Harmonia da escola do Bixiga que também deram outras informações sobre os preparativos rumo a 2013.
A Rosas de Ouro com o tema “Condutores da Alegria” recebeu a inscrição de 11 sambas que participarão a partir da próxima sexta-feira, dia 3 de agosto, com início às 22h, das eliminatórias que apontarão no final do mês de setembro as composições finalistas do concurso que determinará o samba-enredo a ser defendido pela azul-e-rosa no carnaval 2013. A Quadra da Rosas de Ouro fica na Rua Coronel Euclides Machado, 1.061, Ponte da Freguesia do Ó.
Angelina Basilio, presidente da escola originária da Vila Brasilândia, disse ainda que os compositores alegam ter ficado caro para se fazer a produção do DVD e CD, escrever letras bonitas e o pagamento de taxa no valor de R$ 130,00 e isto tem sido fatores que dificultaram a presença de muitos sambas no concurso da Rosas de Ouro.
Angelina, no entanto, comentou que a escola precisa de apenas um samba e desta forma ela entende estar de bom tamanho a inscrição das 11 composições que darão condições para se fazer duas chaves de disputas bem feitas, para se brincar e fazer um concurso de samba enredo muito bacana.
Ainda segundo a presidente da Rosas de Ouro, simultaneamente ao concurso de samba enredo, a escola já deu início à construção dos carros alegóricos, fará o lançamento dos pilotos das fantasias das alas de enredos, enfim a montagem da escola. O evento mais forte antes da final do samba 2013, a ser realizado na quadra, será no dia 16 de setembro, quando acontecerá a tradicional Feijoada da Ala da Harmonia.
Vai-Vai defenderá o vinho nacional
Fernando Borges Penteado, diretor geral de harmonia, comentou ao blog sobre o enredo da Vai-Vai 2013, “Sangue da Terra Centelha da Vida. Um Brinde de Amor em Plena Avenida”. Penteado disse que para falar deste néctar de Deus, a Vai-Vai se reportará apenas ao vinho brasileiro.
No próximo domingo, dia 5 de agosto, será a entrega dos sambas compostos para competir nas eliminatórias da escola do Bixiga. As eliminatórias terão início no dia 12 de agosto, abrindo caminho para o carnaval 2013.
No próximo domingo, a partir das 16 h, acontecerá também na quadra a céu aberto da Vai-Vai, na Rua São Vicente, próxima a Praça 14 Bis, na Bela Vista, região central de São Paulo, o Sétimo Encontro de Mestre-Sala e Porta-Bandeira Mirins das Escolas de Samba de São Paulo, sob a coordenação de Cleuzi Penteado, diretora da ala das crianças da Vai-Vai. Ainda segundo Fernando Penteado, as fantasias das alas da Vai-Vai já começam a ser apresentadas para o próximo reinado de momo.
Taxa de R$ 500
A Vai-Vai, segundo informações de compositores que não quiseram se identificar, cobrou uma taxa de R$ 500,00 por inscrição para a participação nas eliminatórias do concurso que apontará o samba-enredo a ser cantado pela escola Orgulho da Saracura no carnaval 2013.
Para Fernando Penteado, esta foi uma forma encontrada pela escola para fazer frente a despesas encontradas pela ala de compositores, que durante o ano tem que se valer em suas ações da ala de harmonia da escola, bem como adquirir instrumentos, consertar um pandeiro, comprar cordas e outros acessórios. Penteado argumentou que isto não serve como desculpa para o compositor ficar fora do concurso de samba enredo, uma vez que aquele que quer escrever samba para participar da vida da Vai-Vai está livre para tomar uma atitude de amor para com a escola de samba.