Fevereiro 2012

Fevereiro 2012

Pérola Negra, Tom Maior e Águia de Ouro: ‘irmãs’

  • 6 de fevereiro de 2012
  • 17h27

 

 

Advogado e historiador do carnaval paulistano, Lírio Gomes disse à coluna que a Pérola Negra surgiu de uma fusão do bloco Acadêmicos da Vila Madalena com o Bloco da Bruxa na Praça Benedito Calixto. O empresário Carlinhos Maracanã foi seu primeiro presidente. A escola foi formalmente registrada em 7 de agosto de 1973, mas antes disso, uma divergência entre seus integrantes resultou no surgimento da Escola de Samba Tom Maior, registrada em 14 de fevereiro de 1973 no bairro de Cerqueira César, também na zona oeste. A agremiação também recebeu vários componentes da Camisa Verde e Branco que deixaram a escola da Barra Funda, na época presidida pelo falecido Inocêncio Tobias.

Depois que saiu da Pérola Negra, Carlinhos Maracanã fundou na Pompeia, na zona oeste, a Águia de Ouro. Essas três agremiações, que foram da UESP– União das Escolas de Samba Paulistanas – hoje fazem parte do Grupo Especial das Escolas de Samba da LIGA.

Bloco da Grande Família

A Associação das Bandas Carnavalescas de São Paulo (Abasp), contratada pela SPTuris para realizar desfiles em vários pontos da cidade, faz hoje, às 12h, apresentações das bandas e blocos oficiais. A atração de hoje é o Bloco da Grande Família, na Av. Engenheiro Caetano Alvares, 7.599, na Vila Invernada.

Maluco Beleza na São Lucas

Marcos Cesar Polite, presidente da Unidos de São Lucas, que defende o enredo Raul Seixas, o Maluco do Roque no Samba Beleza, disse que terá 2 mil componentes na avenida. Os ensaios da escola do Grupo de Acesso ocorrem às quartas e domingos, às 20h, na Rua Dr. Silvio Noronha, 35, no Parque São Lucas.

Fesec ajuda a avaliar ensaios

Carlos Marques, o Boca, dirigente da Federação das Escolas de Samba e Entidades Carnavalescas do Estado de São Paulo(Fesec ), disse que jurados da entidade estão avaliando os ensaios técnicos no Anhembi.

Renovação na Rosas de Ouro

Dora Paixão, voordenadora do Projeto Renovação da Sociedade Rosas de Ouro, com 40 meninas e 14 meninos da comunidade, todos passistas, disse que intenção do projeto é fazer com que participem das várias atividades da entidade.

Os melhores compositores

A mostra São Paulo Expo-Samba vai reunir, em CD e DVD e em exibição por TV Web, alguns dos novos talentos em composição. A iniciativa é de José Maria Monteiro.

 

Pandeirista: personagem em extinção na avenida

  • 13 de fevereiro de 2012
  •  14h47

 

O pandeirista Tadeu Giovani, que há 32 anos desfila por escolas paulistanas, como Vai-Vai, Gaviões, Pérola Negra e Águia de Ouro, faz um desabafo. Ele diz que, assim como os passistas perderam espaço nos desfiles de carnaval, os pandeiristas seguem o mesmo caminho. Hoje, poucas escolas mantêm a tradição do samba no pé e pandeiro na mão, segundo Giovani. Entre elas, estão Pérola Negra, Império de Casa Verde e Imperador do Ipiranga. Aquele tempo para apreciar as acrobacias da ala de pandeiros está praticamente descartado na avenida. Giovani acredita que as escolas limaram esse espaço por achar que os pandeiristas queriam aparecer, mas ele conta que a ala foi criada nos tempos áureos do samba, para cobrir os “buracos” na avenida e falhas na evolução. Hoje, há até quem torça o nariz para a presença de rainhas, musas e madrinhas à frente da bateria. Giovani diz que os pandeiristas tapam buraco, sim, mas com um espetáculo de encher os olhos na avenida.

Luxo no reino dos Justus

Carnavalesco da Rosas de Ouro, Jorge Freitas, diz que vai levar muito luxo à avenida, com o enredo No Reino dos Justus. A comissão de frente terá uma maquiagem especial. E os integrantes estão se esmerando. Desde abril, 60% das alas ensaiam para o desfile. A maior parte é de gente da comunidade.

Mocidade dá a volta por cima 

O incêndio que atingiu o barracão da Mocidade Alegre não esfriou os ânimos da escola, que vem fazendo suas alegorias e fantasias em uma tenda de emergência. “Ninguém está de brincadeira. Será um carnaval disputadíssimo”, diz a presidente Solange Cruz. A escola vai homenagear Jorge Amado.

Homenagem às baianas

Maria Aparecida Urbano lança, no dia 9 de março, às 19h, no Auditório Elis Regina, no Anhembi, o livro as Mães do Samba. A obra é uma homenagem às baianas quituteiras e às integrantes das escolas de samba.

Rainhas do carnaval 

Eterna miss simpatia do carnaval paulistano, Glória Kápia lança a Noite das Grandes Rainhas, na terça-feira, às 21h, no Bar Biroska, na Rua Canuto Du Val, 9, Santa Cecília.

 

Pinah Ayub: ‘Joãosinho Trinta é imortal’

  • 17 de fevereiro de 2012
  • 23h40

 

Conhecida por ter encantado o príncipe Charles durante uma exibição da Beija-Flor no Palácio de Buckingham, em 1978, e por sua longa participação como destaque da escola de Nilópolis nos anos 80, Pinah Ayub, a Cinderela Negra, entende que este primeiro carnaval sem o carnavalesco Joãosinho Trinta será difícil de digerir. A emoção da perda será ainda maior porque ele morreu em dezembro, no Maranhão, e é justamente São Luiz, a capital desse Estado, o tema do enredo da escola em 2012. Para Pinah, foi-se a matéria, mas o espírito de Joãosinho estará na Marquês de Sapucaí.

Tom Maior é a última a entrar no sambódromo
A Tom Maior será a última a desfilar no carnaval 2012 em São Paulo. Para Maurício Silva, presidente do conselho deliberativo da escola, está tudo pronto para a agremiação começar sua luta pelo título neste ano. No sambódromo, serão feitos alguns ajustes nos carros alegóricos, montados no local. O enredo Paz na Terra e aos Homens de Boa Vontade é resultado de uma fusão de dois sambas finalistas da disputa, mas da forma como ficou caiu nas graças da comunidade e já está na ponta da língua de todos integrantes. Agora é só a Tom Maior entrar no sambódromo e mostrar o seu talento.

Escolas da Uesp nas ruas
Os desfiles da União das Escolas de Samba Paulistanas (UESP) começam hoje na Vila Esperança, próximo ao Metrô Vila Matilde. Até segunda-feira, desfilam escolas dos grupos 4 e 3. No Parque da Luz, amanhã e segunda, estarão os blocos especiais. Amanhã e segunda, na Rua Aida, no Ipiranga, será a vez do Grupo 2. O desfile do Grupo 1, que dará direito à campeã e vice subirem para o Grupo de Acesso da Liga, ocorre no Anhembi, na segunda à noite.

Um mestre dos mestres de SP
Ex-mestre-sala, Edinir Pedro Mariano faz laboratório de dança com o primeiro casal da Império, Gaviões, Tom Maior, X-9, Vila Maria e Camisa Verde. Ele ajuda o casal a deixar a dança melhor e mais convincente.

Rainhas do rádio na Olido
A Galeria Olido recebe hoje, às 18h, o espetáculo ‘Um Carnaval de Rainhas’, no qual Adelaide Chiozzo e Silvia Maria relembram sucessos nas vozes de Emilinha Borba e Marlene. Grátis. Av. São João, 473.

 

Rosas e Vai-Vai são as melhores do primeiro dia

  • 18 de fevereiro de 2012
  • 23h45

 

Qual escola tem mais chance de conquistar o título? Veja a avaliação e a nota de cada uma das agremiações do Grupo Especial que participaram do primeiro dia de desfile no Anhembi:

Camisa Verde e Branco: 9,2 
Fora do Grupo Especial há três anos, a escola da Barra Funda não conseguiu se igualar ao padrão da competição. Não se coloca em questão a garra da comunidade e a equipe, que entende muito de carnaval. Mas fantasias e alegorias são avaliados com rigor pelos jurados. Resta torcer pela permanência no grupo.

Império de Casa Verde: 9,7
A escola reafirmou sua tradição em gigantismo com o carro alegórico do Tigre Guerreiro que parecia caminhar em meio às alas. Desta vez, o desfile foi mais forte, alegre e descontraído. Fantasias e alegorias em padrão notável devem confirmar a escola no posto de uma das grandes na elite do samba paulistano.

X-9 Paulistana: 9,9
Ao homenagear os 20 anos do Rally dos Sertões, a escola da Parada Inglesa levou para a avenida um desfile técnico capaz de colocá-la em patamar elevado na apuração da próxima terça-feira. Fantasias e alegorias em altíssimo nível poderão determinar grandes diferenças de pontuação nestes quesitos.

Vai-Vai: 10
A ousadia de dar uma interpretação social ao enredo ‘Mulheres que Brilham’ foi o que mais chamou atenção. A forma descontraída de desfilar é marca registrada. E falar do eterno bom gosto nas fantasias, alegorias e carros alegóricos é ser redundante. A equipe mostrou que tem capacidade para levar o título.

Rosas de Ouro: 10
Vale destacar, na azul e rosa, suas impecáveis fantasias e carros alegóricos. Todas as alas ensaiaram desde abril, o que deu condições de todos se apresentarem como se estivessem interpretando um conto de fadas materializado no tema ‘No Reino dos Justus’ em referencia à saga do povo húngaro.

Acadêmicos do Tucuruvi: 9,5
Com um desfile compacto, técnico, mas também focado na proposta de homenagear a África e seu povo destemido, criativo e forte, a escola busca se firmar no Grupo Especial. Suas fantasias e alegorias estiveram rigorosamente dentro do tema e a escola poderá colher uma boa colocação na apuração.

Mancha Verde: 9,3
O sol brilhava forte quando a Mancha Verde passou no Anhembi. A escola fez um desfile cadenciado dentro da proposta do enredo sobre a humildade. Fantasias e alegorias com bom padrão de qualidade condizem com a proposta de alcançar boas notas e se firmar no setor intermediário das agremiações da Liga .

 

Liga e prefeitura falam sobre apuração no Anhembi

  • 22 de fevereiro de 2012
  • 23h02

 

CANDINHO NETO

A  troca de última hora  de dois jurados dos desfiles do Grupo Especial, teria gerado toda a confusão durante a apuração das notas no Sambódromo do Anhembi na tarde da última terça-feira de Carnaval. A invasão do espaço  onde estava a mesa apuradora das notas determinadas pelos jurados  por Tiago Ciro Tadeu Faria apontado como  componente da Império de Casa Verde (cuja diretoria da entidade  nega ser membro da escola)  que pegou, rasgou e ocultou as anotações contendo o resultado das últimas notas a serem computadas , foi o estopim de toda confusão. Também Cauê  Santos  Ferreira  torcedor  da Gaviões da Fiel acabou preso e responderá  por vários crimes: dano ao patrimônio Público, ocultação de documentos.

Na coletiva da LIGA verificada  nesta quarta-feira a tarde, Paulo Sérgio Ferreira, o Serginho respondeu a  várias perguntas dos jornalistas, principalmente quanto ao futuro do Carnaval Paulistano que passa  por delicado momento.  O presidente  da LIGA, disse  que a Comissão de Ética da entidade, formada por três representantes que não deu os nomes dos mesmos, deverá colher as informações, analisá-las e posteriormente agir com o rigor que o caso requer. Para isto serão levados em conta os itens do Regulamento da LIGA e o contrato firmado com a Prefeitura através da SPTURIS  quanto a quebra de decoro disciplinar relacionado ao incidente ocorrido na apuração dos Desfiles do carnaval Paulistano 2012. Para divulgação final das apurações  que poderá inclusive determinar o banimento de escolas de samba e dirigentes sambísticos, disse Sérginho que serão analisadas e levadas em conta  principalmente as investigações policiais que estão sendo feitas também com relação a outros possíveis dirigentes sambistas envolvidos no tumulto que causou mal estar no Reinado de Momo de São Paulo.

A  posição do prefeito

O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, e o presidente da São Paulo Turismo (SPTuris, empresa de turismo e eventos da cidade que faz parte da organização do Carnaval), Marcelo Rehder,  também em  entrevista coletiva na manhã desta quarta-feira  comentaram sobre as providências que serão tomadas após os incidentes que ocorreram durante a apuração das notas das escolas de samba para a decisão do Carnaval 2012. “Gostaria de registrar, em primeiro lugar, o brilho mais uma vez do Carnaval paulistano, a cada ano apresentando para brasileiros e para aqueles que vêm de outros países conheçam nosso Carnaval; um Carnaval sempre melhor, mais bonito, com mais participação popular. A Prefeitura de São Paulo entende a importância dos grandes eventos da cidade de São Paulo e o Carnaval é um destes grandes eventos. E não apenas o evento por si só, mas uma festa com participação popular, que tem o nosso apoio e continuará tendo o nosso apoio. Evidentemente, o incidente lamentável que aconteceu  na apuração dos resultados com vistas a selecionar as melhores escolas, seja para escolher a vencedora, seja para escolher e definir aquelas que seriam rebaixadas, marca fundo e requer, tanto da Liga, quanto da Prefeitura, providências para que o incidente sirva de lição e que aperfeiçoamentos sejam feitos na organização do nosso Carnaval”, declarou o prefeito durante seu pronunciamento. Kassab afirmou que vai incorporar ao contrato com as escolas que a responsabilidade pela segurança durante o Carnaval passará a ser integralmente coordenada pela Prefeitura de São Paulo, por meio da SPTuris. Até o momento, somente a segurança do entorno do Sambódromo era coordenada pela empresa municipal. Na parte interna, a responsabilidade era da Liga das Escolas de Samba de São Paulo. “Vale aqui registrar que a Liga, ao longo dos últimos anos, teve e continua tendo um comportamento muito solidário, muito correto, muito respeitoso em relação ao contrato, em relação a suas responsabilidades, porém é evidente que existem falhas, principalmente na questão da segurança”, disse o prefeito, que ressaltou, no entanto, que o problema não foi a Liga ou o Carnaval, mas um incidente pontual.  Com relação a possíveis punições, o presidente da SPTuris disse que, antes de qualquer providência, vai esperar o resultado da investigação policial e da averiguação interna da Liga. Se for realmente comprovada a ligação direta de dirigentes das escolas e das próprias agremiações nos incidentes, haverá punição, podendo até mesmo ser cancelado o repasse de verba para estas escolas por até dois anos, medida prevista em contrato.

 

Carnaval é coisa séria e merece respeito

  • 29 de fevereiro de 2012
  • 17h03

 

Em 1968, o então prefeito Faria Lima apoiou com verba pública o carnaval paulistano. Daí para frente, a festa não parou de crescer. Em 1990 a ex-prefeita Luiza Erundina oficializou o carnaval com a Lei 10831/90 aprovada pela Câmara Municipal a 13 de novembro de 1989. Hoje este ato consta da Lei 14.485 de 19 de julho de 2007 que consolida a Legislação Municipal referente a datas comemorativas, eventos e feriados do município.

Obedecendo à lei, todos os prefeitos, através da SPTuris, dotam de verba as entidades que realizam o Carnaval: a LIGA I das Escolas de São Paulo, a Uesp (União das Escolas de Samba Paulistanas), a Abasp (Associação das Bandas Carnavalescas de São Paulo) e a ABBC (Associação das Bandas, Blocos e Cordões Carnavalescos de São Paulo).

Para garantir a manutenção do evento em boa sintonia com o poder público, e principalmente a imagem da festa na maior cidade brasileira, sambistas de todas as entidades deveriam discutir, em seminário, um código de ética exigindo boa postura em desfiles, eve ntos carnavalescos, apurações e outras atividades em que a transparência de seus atos possam elevar a boa imagem que faça jus ao investimento público feito no carnaval. Para a total segurança do evento não vale a força bruta, mas pensamento e atitudes fortes!

Escolas do Grupo de Acesso têm premiação

Para valorizar os desfiles das escolas de samba do GrupodeAcesso, umgrupo liderado por GilbertoFarias e com o apoio da LIGA do Samba de SãoPaulo,elegeu as melhores agremiações do Acesso. Vice-campeã, a Acadêmicos do Tatuapé levou o prêmio em melhor enredo,melodia (time de canto) e dança de comissão de frente. A campeã Nenê de Vila Matilde teve melhor harmonia, mestre-sala e porta-bandeira, ala das baianas e melhor escola. A melhor bateria foi da Unidos do Peruche. A Leandro de Itaquera teve melhor velha guarda e passista. E Imperador do Ipiranga, melhor personalidade.

A vez do Circo das Mulatas

O sucesso da Banda do Candinho, como tema ‘Circo das Mulatas’, fez tanto sucesso em suas apresentações nas ruas do Bexiga que virou show e vai percorrer o Brasil. O espetáculo é uma homenagem ao Café dos Artistas e ao Circo Piolin.

Concurso Musa JT do Carnaval de São Paulo

O presidente da SPTuris, MarceloRehder, participou da entrega das faixas às vencedoras do concurso ‘Musa  JT do Carnaval de São Paulo’. A campeã foi Cinthia Santos, da Águia de Ouro. Em segundo ficou Thainara Primo, da Gaviões da Fiel (eleita a  1ª Princesa) e em terceiro, Rosemeire Rocha, da X-9 Paulistana (2ª Princesa).