Outubro 2011

Outubro 2011

Liga grava CD do carnaval 2012

  • 15 de outubro de 2011
  • 23h28

 

A Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo  realizou  a gravação dos sambas-enredo do Carnaval de 2012. A gravação ocorreu  no Anhembi  obedecendo a mesma ordem que foram realizadas as finais nas respectiva s  quadras.   Cada escola  contou com seu próprio coral, ritmistas e intérprete. A direção ficou a cargo de Rodrigo Pimentel, profissional que já trabalha na captação e transmissão de som no sambódromo durante os desfiles.

 Segundo a direção da Liga, a  proposta do CD 2012 é garantir as  características dos desfiles oficiais, com a mesma emoção e vibração. Cada escola montou a sua percussão com o naipe de instrumentos e arranjo de coral, mantendo as suas características. As agremiações também se preparam para a gravação do especial e clipes de carnaval na TV Globo que acontecerão nas próximas semanas para convidados e elenco no Credicard Hall.

 Neste ano o Kit Carnaval SP será composto por dois CDs, um com 14 faixas do Grupo Especial e o segundo com as oito escolas do Grupo de Acesso, além de revista com cerca de 100 páginas, com fotos, ficha técnica, letra do samba e centenas de fotos.

O lançamento oficial será no dia 2 de dezembro, Dia Nacional do Samba, em uma coletiva de imprensa que reunirá convidados. Já a festa de lançamento ocorrerá na primeira quinzena de dezembro, em local, dia e hora a serem anunciados. As vendas serão em cinco mil bancas de jornais da Grande São Paulo. A tiragem de 25 mil exemplares deve se esgotar em poucos dias, a exemplo da última edição.

 

ROSAS DE OURO E OS 40 ANOS DE GLÓRIAS CARNAVALESCAS

  • 20 de outubro de 2011
  • 23h31

 

A Sociedade Rosas de Ouro está completando em outubro 40 anos de fundação. Para comemorar sua vitoriosa trajetória no carnaval de São Paulo, a entidade presidida pela administradora de empresa Angelina Basilio, filha do fundador Eduardo Basilio, vem realizando vários eventos ao longo do mês, sendo que o principal será nesta sexta-feira, dia 21, a partir das 22 horas, na quadra da entidade localizada na Rua Coronel Euclides Machado, 1.066, nas proximidades da Ponte da Freguesia do Ó, zona norte.

Segundo o carnavalesco Jorge Freitas, que escreveu e coordenará o evento, a festa foi programada para acontecer em seis partes: na abertura dos festejos haverá o anúncio oficial da programação; na segunda parte, serão feitas pela presidente da Rosas de Ouro várias homenagens a personalidades da escola. Na terceira parte, segundo o carnavalesco, será feita uma inovação no tipo de proposta de se realizar eventos na quadra da entidade. Com o título “A Dádiva do Criador”, haverá uma espécie de criação do mundo, com o surgimento da Rosa e esta Rosa se transformando numa das maiores agremiações carnavalescas do Brasil.

A quarta parte da festa será a Roda de Pavilhões com os casais de mestres-sala e porta-bandeiras das escolas de samba coo-irmãs da Rosas de Ouro, presentes na festa. A quinta parte será a apresentação do samba-enredo 2012 da Roseira, com o tema “O Reino dos Justos”, em homenagem à Hungria, e sambas de carnavais passados da escola. A sexta e última parte será a apresentação da escola de samba Caprichosos de Pilares, do Rio de Janeiro.

ATO SOLENE DA CÂMARA MUNICIPAL
Ainda segundo Jorge Freitas, na próxima terça-feira, dia 25 de outubro, a partir das 19h, haverá um ato solene da Câmara Municipal de São Paulo na quadra da Rosas de Ouro em homenagem aos 40 anos da entidade, proposto pelo vereador e sambista Celso Jatene, com a presença de vários outros vereadores paulistanos.

CARNAVAL 2012
Com relação ao Carnaval 2012, o carnavalesco Jorge Freitas comentou que o tema “O Reino dos Justus”, em homenagem ao povo húngaro, um povo guerreiro, cujo exemplo deverá transmitir à escola um retrato daquilo que a entidade está precisando no momento, ou seja, sair de um sofrível oitavo lugar em 2011, para retornar ao topo do carnaval paulistano.

É claro, disse Freitas, que existem aquelas fatalidades no momento do desfile, mas a escola está ensaiando muito para que isto não aconteça e que a Rosas possa estar numa colocação que ela mereça estar pelo carnaval que vem apresentando. “Será um carnaval luxuoso, bem forte, onde a comunidade da Rosas de Ouro está empenhada em fazer o melhor e quem sabe voltar novamente com o título de campeã”, finalizou o carnavalesco.

O ÁRDUO TRABALHO DO DIRETOR DE HARMONIA
João Roberto Dias, diretor geral de harmonia da Sociedade Rosas de Ouro, disse que, durante o período de festividades dos 40 anos da escola, outros eventos realizados merecem ser destacados: feijoada da harmonia, festa de gala da velha guarda, festival de futebol, ato ecumênico.

João Roberto é conhecido como aquele dirigente que faz de tudo um pouco. “Eu brinco que sua atividade é a atividade do goleiro num jogo de futebol, se pegar não fez mais que a obrigação, mas se deixar entrar está ferrado.”

O trabalho do diretor de harmonia, durante o ano, dentro da quadra, é cuidar dos ensaios, da participação em festas nas escolas co-irmãs, levar pavilhão, o casal de mestre-sala e porta-bandeira, enfim a apresentação da Rosas nas festas de outras escolas de samba. “Propriamente no desfile, é aquela coisa de pensar a escola na avenida, com a responsabilidade de cumprir os 65 minutos do desfile, onde a escola tem de evoluir de maneira correta, basicamente é isto.” Mas também verificar se as alas e componentes estão em ordem sob pena de retirá-los da avenida. Há dois anos atrás, conta o dirigente: “Tivemos problemas com fantasias e a direção de harmonia teve que tirar muita gente antes do desfile no Anhembi, senão teríamos tomado um pau feio na oportunidade”, disse João Roberto Dias. “O carnaval hoje é profissional, se está completo desfila, senão fica do lado de fora da avenida.”

 

Liga prorroga inscrição para curso de jurados de carnaval

  • 24 de outubro de 2011
  • 22h15

 

A  Liga Independente  das Escolas de Samba de São Paulo prorrogou o final das inscrições  para  a seleção pública de jurados para o carnaval 2012 para o próximo  dia 30 de outubro, às 16 horas.  O prazo foi estendido devido às greves dos bancários e correios, que atrapalharam alguns candidatos na hora de pagar as taxas de inscrições.

 Todos os inscritos até o último dia 15 deste mês, conforme o anúncio anterior,  já estão assegurados no processo seletivo e todas as informações e exigências para novas inscrições estão mantidas. A única alteração é que nesta segunda etapa os candidatos de outros Estados poderão  se inscrever. O site da Liga apresenta todas as informações, como edital de seleção e formulários de inscriçã. Veja no site:www.ligasp.com.br .

Os selecionados na primeira etapa, com provas de conhecimento gerais, serão convocados para o treinamento específico de carnaval para formação de novos jurados. Todos os aprovados nesta etapa recebem certificado de formação de jurados e estarão aptos a julgar o carnaval paulistano ou em outras cidades que necessitem de julgadores.

A Liga informa ainda que  só serão considerados inscritos os candidatos que realizarem as suas inscrições e o pagamento da taxa até as 16h do dia 30 de outubro, domingo. O pagamento é via PagSeguro, da UOL, podendo utilizar as opções de débito em conta, cartão de crédito, débito ou boleto que deve ser quitado no prazo estipulado.

Mais informações pelo telefone (11) 2853-4555, de segunda à sexta-feira, das 10h às 19h ou no sitewww.ligasp.com.br/selecao_jurados

 

Vai-Vai apresenta fantasias em homenagem às mulheres

  • 26 de outubro de 2011
  • 23h47

 

Rumo ao carnaval 2012, a Vai-Vai  apresentará neste domingo, dia 30 de outubro, os figurinos do desfile 2012.  Com o  enredo “Mulheres que Brilham – A força feminina no progresso social e cultural do país”, a escola do Bixiga  fará uma homenagem à mulher em todos os segmentos, desde a pré-história à Presidência da República.

Segundo a direção da entidade, um  tema escolhido com muito cuidado para apresentar  o protagonismo feminino. “A mulher será retratada desde o tempo das cavernas até a conquista de sua independência. As mil e uma faces que garantiram seu direito à igualdade: Zuzu Angel, Leila Diniz, Índia Paraguaçu, Chica da Silva, Dandara, Anastácia, Ana Néri, Anita Garibaldi, Chiquinha Gonzaga, são alguns nomes dessa homenagem”, informa Alexandre Louzada, carnavalesco.

Pelo segundo ano consecutivo, ao lado da comissão de carnaval, Louzada promete surpreender a apoteose do samba com sua criatividade e ousadia peculiares.

São quase 81 anos de história que mantêm sua comunidade fidelizada ao pavilhão alvinegro. Por isso, o tema para 2012 é trabalhado com muito otimismo, disse Darly Silva, o Neguitão, presidente da agremiação mais vitoriosa do carnaval paulistano, que salientou ainda que a escola está engajada para apresentar um grande espetáculo ao público.

A abertura da festa será  a partir das 19 horas  na Rua São Vicente, 276,  nas proximidades da Praça 14 Bis, na Bela Vista. Será feita pela Cia de Dança Vai-Vai, atividade do projeto social que recentemente foi premiado. Apresentação da bateria do Mestre Tadeu, com o samba de enredo cantado pelo intérprete Wander Pires.  Informações(11) 3266-2581 – www.vaivai.com.br